O deputado Antonio Henrique Júnior (PP) recomendou ao governador Jerônimo Rodrigues a criação de normativas de segurança para a instalação de pontos de recarga de carros elétricos em condomínios residenciais e comerciais. A proposta, apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), visa aumentar a segurança contra incêndios e garantir a correta instalação dos equipamentos devido ao crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil.
Dados da Fenabrave indicam que, em abril de 2024, houve 6.705 emplacamentos de veículos elétricos, representando 3% do mercado total de automóveis. Antonio Henrique destacou a importância de garantir que os pontos de recarga sejam seguros e adequados com o aumento das vendas de carros elétricos e híbridos.
Ele mencionou que cidades como São Paulo já têm leis que exigem a disponibilização de tomadas para carros elétricos em novos condomínios. O principal objetivo dessas regulamentações é prevenir riscos de incêndio, considerando o potencial de ignição das baterias de íons de lítio, apesar das chances de incêndio serem menores em comparação com veículos a combustão.
O deputado enfatizou a urgência de uma regulamentação técnica pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia para evitar riscos associados à instalação inadequada de pontos de recarga e garantir a segurança da comunidade em condomínios.