18°C 33°C
Oliveira dos Brejinhos, BA

Bahia regulamenta Lei da Agroecologia e fortalece agricultura familiar

Leia +

26/08/2024 às 09h22 Atualizada em 26/08/2024 às 16h16
Por: Redação Fonte: com informações do GovBA
Compartilhe:
Thassio Ramos-Asco/BSF
Thassio Ramos-Asco/BSF

Neste sábado (24), o Governo da Bahia regulamentou a Lei da Agroecologia e Produção Orgânica, nº 14.564 de 2023, marcando um avanço significativo para a agricultura familiar e o combate à fome. O governador Jerônimo Rodrigues assinou o decreto que formaliza a criação da Comissão Interinstitucional de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO) e da Comissão Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (CEAPO), com a participação da sociedade civil, governo e universidades. A regulamentação da lei ocorreu durante uma plenária com movimentos sociais em Cícero Dantas e é vista como um passo importante para a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, a valorização dos pequenos produtores e a transição agroecológica no estado.

A nova política estabelece instâncias de gestão, execução e controle social, posicionando a Bahia como pioneira em políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e desenvolvimento rural justo. O governador também reafirmou o compromisso em destinar recursos públicos para incentivar o setor, destacando a relevância da Lei de Agroecologia como seu primeiro projeto enviado à Assembleia Legislativa da Bahia. A regulamentação é resultado de uma luta histórica da sociedade civil organizada, representada por diversas articulações e movimentos populares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias