Cinco parlamentares estaduais da Bahia estão concorrendo a cargos nas eleições municipais de 2024, com quatro disputando prefeituras e um concorrendo a uma vice-prefeitura.
Cláudia Oliveira (PSD) disputa a prefeitura de Porto Seguro; ela já foi prefeita da cidade e é atualmente deputada estadual em seu segundo mandato.
Eures Ribeiro (PSD) concorre à prefeitura de Bom Jesus da Lapa, onde já foi prefeito e também atuou como presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).
Pablo Roberto (PSDB) é candidato a vice-prefeito de Feira de Santana e tem experiência como secretário municipal e vereador.
Pancadinha (SD), cantor e ex-vereador, concorre à prefeitura de Itabuna.
Raimundinho da JR (PL), empresário e deputado estadual, disputa a prefeitura de Dias d'Ávila.
Se eleitos, esses deputados terão que renunciar aos seus mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), abrindo vagas para suplentes das eleições de 2022: Jusmari Oliveira, Marcone Amaral, Paulo Câmara, Pastor Tom e Anacleto França, que poderão assumir cadeiras.
Os candidatos incluem membros tanto da base do governador Jerônimo Rodrigues quanto do bloco de oposição, representando cidades como Porto Seguro, Bom Jesus da Lapa, Itabuna, Dias d’Ávila e Feira de Santana.