O Aeroporto de Barreiras, o único da região Oeste da Bahia com voos regulares, está prestes a receber um significativo upgrade com a construção de um novo terminal de passageiros. Com 2.200 m², o novo terminal será quase quatro vezes maior que o atual, proporcionando mais conforto e segurança para os passageiros. O investimento de R$ 25 milhões, oriundos do Governo do Estado, está em fase de licitação, com abertura das propostas marcada para 1º de novembro.
Além do novo terminal, o aeroporto passará por melhorias na infraestrutura. Está previsto o aumento da pista de pouso e decolagem de 1.600 m para 1.950 m, e a construção de um pátio de estacionamento de aeronaves e taxiway, com um investimento total de R$ 50 milhões, financiado pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A licitação para esses serviços será publicada ainda neste semestre.
Essas melhorias seguem a linha de requalificação de equipamentos aeroviários em todo o estado, como o aeroporto de Ipiaú, inaugurado em 11 de setembro, que também visa impulsionar o desenvolvimento econômico regional. A ampliação dos aeroportos permitirá que Barreiras e outros municípios da Bahia se integrem melhor às conexões nacionais, atraindo mais voos e oportunidades de negócios.
Outras obras em andamento incluem a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Feira de Santana e a recuperação do aeródromo de Jequié, ambos com processos licitatórios previstos para os próximos meses. Segundo o secretário de infraestrutura, Sérgio Brito, essas ações visam adaptar a infraestrutura aeroportuária à tendência de mercado das companhias aéreas, que estão operando com aeronaves de maior capacidade, assegurando o desenvolvimento contínuo da aviação civil no estado.