Cerca de 200 promotores de Justiça eleitorais estarão presentes nas zonas eleitorais da Bahia neste domingo, 6 de outubro, para fiscalizar o processo eleitoral. Serão 180 promotores atuando no interior do estado e 19 na capital. Ao todo, 33.229 candidatos concorrem às vagas de prefeitos e vereadores, sendo 32.877 para as Câmaras de Vereadores, com um total de 11.283.507 eleitores. Entre os eleitores, 52% são mulheres e 48% homens, conforme o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.
Até o último dia 3 de outubro, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu 2.228 denúncias de possíveis irregularidades no processo eleitoral, incluindo casos de assédio eleitoral, abuso de poder, corrupção e propaganda irregular. Dessas, 1.191 denúncias foram analisadas, resultando em 487 procedimentos, enquanto 704 foram arquivadas por falta de evidências ou duplicidade de investigação. O restante das denúncias continua sob investigação.
O MP tem emitido avisos aos candidatos sobre as restrições impostas pela legislação, com foco especial nos agentes públicos, visando evitar favorecimentos nas disputas eleitorais. No dia da eleição, os promotores atuarão nas seções eleitorais e cartórios, fiscalizando e recebendo denúncias para garantir um processo eleitoral justo e equilibrado. As investigações do MP continuarão após o dia 6 de outubro, com foco na responsabilização dos infratores até a diplomação dos eleitos.