O Ministério Público da Bahia realizou, na última terça-feira (29), um encontro interinstitucional voltado para a erradicação de aproximadamente 400 lixões no estado.
Com o apoio da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), o evento reuniu diversas autoridades e marcou o início de um projeto destinado à desativação gradual desses pontos de descarte inadequado, com uma meta inicial de 200 lixões. A Abrema informou que está mapeando aterros na Bahia para apoiar os municípios na destinação correta dos resíduos.
Representantes do Ministério do Meio Ambiente, das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, do Tribunal de Contas, agências reguladoras e a União dos Municípios da Bahia participaram do evento, destacando a importância de uma gestão de resíduos mais sustentável. A reunião reforçou o compromisso dos gestores municipais em buscar soluções ambientalmente corretas, com foco na proteção da saúde pública, redução da poluição e preservação dos recursos hídricos.