Terça, 14 de Janeiro de 2025
21°C 25°C
Barreiras, BA
Publicidade

Antonio Henrique Jr. aplaude conquista do cineasta baiano Tiago Abubakir

Leia +

Editor-Chefe
Por: Editor-Chefe Fonte: ASCOM/ALBA
10/12/2024 às 09h26
Antonio Henrique Jr. aplaude conquista do cineasta baiano Tiago Abubakir
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

O deputado Antonio Henrique Jr. (PP) parabenizou o cineasta baiano Tiago Abubakir, em moção protocolada na Casa Legislativa, pela premiação como Melhor Cineasta Jovem (Best Overall: Young Filmmakers Showcase Audience Choice Award), no Friday Harbor Documentary Film Festival, realizado nos Estados Unidos, com o filme Belov: Uma Vida no Mar.

 

No documento, o parlamentar destacou a sensibilidade e maestria do jovem cineasta baiano, e o reconhecimento internacional alcançado por ele com a obra documental sobre Aleixo Belov, “icônica figura da navegação brasileira, que tem suas raízes fincadas na Bahia, após imigrar da Ucrânia em sua infância”.

 

No filme, o cineasta resgata a trajetória do engenheiro civil e navegador, mundialmente conhecido por ter realizado cinco voltas ao mundo, três delas em veleiros construídos por ele. “Sua caminhada, ou melhor, sua navegação, revela o valor da coragem e determinação deste aventureiro, bem como sua paixão pelo mar”, colocou.

 

Antonio Henrique elogiou a percepção artística e o compromisso com narrativas significativas, “focando em temas de grande impacto cultural e humano desde o início de sua carreira”. O deputado citou também outras obras do cineasta, a exemplo de O Diário de William (2018) e O Grande Pai (2020).

 

Ainda sobre o curta premiado, o deputado ressaltou o trabalho de pesquisa, edição e direção “cuidadosas”, assim como a colaboração de diversas instituições baianas, como a Fundação Aleixo Belov e a Codeba, refletindo a dedicação de transmitir histórias inspiradoras, contribuindo para a promoção cultural da Bahia e do Brasil.

 

Segundo o parlamentar, a conquista do prêmio no Friday Harbor Documentary Film Festival (FHFF) -  evento que destaca documentários sobre o espírito humano e a preservação do meio ambiente -, eleva a projeção internacional da obra e valoriza a cultura baiana no cenário global. “Através deste trabalho, portanto, o diretor não apenas homenageia Belov, mas também promove o legado cultural e histórico da Bahia e suas figuras históricas”, reforçou.

 

 

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias