Na manhã desta quinta-feira (27), equipes da 2ª Companhia do 17° Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para atender a um ataque de abelhas na Rua B, no Bairro Boa Vista, em Luís Eduardo Magalhães.
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram diversas pessoas abrigadas dentro de uma residência para se protegerem do enxame. Diante da situação, a equipe realizou o isolamento da área, orientando os moradores a permanecerem em suas casas em um raio de 200 metros. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também permaneceu à distância para garantir a segurança dos socorristas.
Entre as vítimas, estava um senhor, de 68 anos, que trabalhava em uma construção próxima e foi surpreendido pelas abelhas. Ele sofreu dezenas de picadas nos braços e no rosto, mas permaneceu consciente e orientado. Para dispersar os insetos e permitir o resgate, os bombeiros utilizaram um produto repelente na área externa da residência. A vítima foi então conduzida até a ambulância do SAMU.
A proprietária da casa, que ofereceu abrigo às vítimas, foi picada três vezes, mas recusou atendimento médico. Outra vítima, de 45 anos, que também trabalhava na obra, recebeu várias ferroadas e deixou o local às pressas. No entanto, ao perceber a presença dos bombeiros e socorristas, retornou em busca de atendimento.
Após o atendimento das vítimas, uma ambulância de suporte avançado, foi acionada para monitorar possíveis complicações decorrentes das picadas.
Paralelamente, os bombeiros realizaram uma varredura na região, incluindo lotes vazios e bueiros, mas não localizaram a colmeia responsável pelo ataque. A hipótese é de que as abelhas fossem migratórias.
Os bombeiros orientaram a população a acionar a corporação caso identifiquem uma colmeia na área, garantindo assim a segurança dos moradores. Após a dispersão das abelhas, a situação foi normalizada no local.
Fonte//17BBM