A agricultura familiar tem ganhado força no Oeste da Bahia, graças a uma iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), por meio do projeto "Apoio aos Pequenos Agricultores Familiares". A ação inclui a doação de kits de irrigação e visitas técnicas, reduzindo riscos climáticos, permitindo a rotação de culturas e aumentando a geração de renda.
De acordo com a Abapa, em Riachão das Neves, 13 famílias já foram beneficiadas em comunidades como Joaquim Alves e Barreiro do Cedro. A Secretaria Municipal de Agricultura ressalta que a parceria com a Abapa é fundamental para o fortalecimento da agricultura local e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores.
Segundo relatos de produtores, o sistema de irrigação tem incrementado a produção de milho e tomate, melancia e mandioca.
O projeto já doou 117 kits de irrigação para agricultores de diversos municípios da região, impulsionando o cultivo de hortaliças e frutas destinadas às feiras e comércios locais.