17°C 33°C
Ibotirama, BA

Bahia inicia implantação de câmeras corporais em agentes de segurança

Leia +

08/05/2024 às 04h22
Por: Redação Fonte: com informações da SSP-BA
Compartilhe:
Thuane Maria/GOVBA
Thuane Maria/GOVBA

A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) deu início à implementação das câmeras corporais operacionais (CCOs) nas fardas dos agentes das forças de segurança nesta terça-feira (7).

Inicialmente, os agentes da Polícia Militar (PMBA) serão os primeiros a utilizar a ferramenta como equipamento de proteção individual (EPI), visando garantir mais transparência e segurança para os oficiais e a população baiana.

Segundo informações do governo, atualmente, o estado possui 1.300 câmeras, sendo 200 cedidas pelo Ministério da Justiça e 1.100 locadas pelo governo estadual. Na primeira etapa, 448 câmeras serão implantadas em Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) em Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade, escolhidas com base em critérios técnicos.

O projeto baiano é o primeiro do país a implantar as câmeras corporais em todas as forças de segurança. As câmeras serão utilizadas exclusivamente durante o serviço operacional, com gravações de rotina contínuas e gravações destacadas por acionamento. Além de proporcionar mais transparência e segurança, as bodycams também fortalecerão as investigações criminais e auxiliarão no treinamento de novos agentes. O acesso aos registros será autorizado por ordem judicial ou por requisição à Secretaria de Segurança Pública.

O governo destaca também, que a ação faz parte de um amplo pacote de investimentos em segurança pública na Bahia, que inclui modernização das estruturas policiais, investimentos em tecnologia e aumento do efetivo policial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias