Testes mostraram contaminação por bactéria
A equipe de Segurança Hídrica e Alimentar da Fiscalização Preventiva Integrada da Bahia (FPI-BA) visitou as comunidades de Morro de Cima e Pedrinhas, em Muquém do São Francisco, e constatou grave vulnerabilidade hídrica. Foi observado que a distribuição de água é deficiente, com famílias utilizando apenas dois litros de água para tomar banho.
Água sem tratamento e alta incidência de problemas renais
Segundo informações da FPI, em Morro de Cima, os moradores relataram que o caminhão-pipa frequentemente não chega, despejando água na estrada. Em Pedrinhas, embora os caminhões-pipa sejam mais frequentes, a água chega sem tratamento, necessitando ser coada.
A comunidade de Pedrinhas enfrenta uma alta incidência de problemas renais, suspeitando que a água não tratada seja a causa. Kathya Orrico, coordenadora da Equipe de Segurança Hídrica e Alimentar da FPI-BA, destacou que a falta de água afeta até a irrigação das plantações.
A fiscalização constatou, ainda, que alguns moradores usam tecnologias de captação de água da chuva para manter pequenas plantações. Testes realizados em amostras de água em Morro de Cima mostraram contaminação por Escherichia coli, uma bactéria que pode causar infecções e diarreia.
Em resposta ao nosso blog, a assessoria da prefeitura disse que ainda não foi notificada pela FPI.