17°C 33°C
Ibotirama, BA

Nova vacina XBB chega à Bahia

Distribuição para municípios inicia na segunda-feira (3)

01/06/2024 às 12h14
Por: Redação Fonte: com informações do GovBA
Compartilhe:
Ascom Sesab
Ascom Sesab

Segundo informações do governo, a Bahia receberá 72 mil doses da nova vacina contra a Covid-19, XBB, produzida pela Moderna, na próxima segunda-feira (3). Este imunizante é especialmente eficaz contra a variante XBB.1.5, atualmente responsável pelo maior número de casos e internações. A distribuição das vacinas começará no mesmo dia, garantindo que todos os municípios recebam pelo menos 20 doses.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com a participação de representantes dos 417 municípios baianos, acordou a distribuição das doses. Para o armazenamento adequado, que exige temperaturas entre -15° C e -50° C, e a logística de distribuição, o Governo da Bahia preparou uma operação em parceria com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), adquiriu 44 ultrafreezers e recebeu apoio institucional do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA) e da União dos Municípios da Bahia (UPB).

A vacinação, inicialmente, será destinada a grupos prioritários, incluindo crianças pequenas, idosos, pessoas com comorbidades, indígenas, quilombolas, e trabalhadores da saúde. Para receber a nova vacina, é necessário que a última dose tenha sido administrada há mais de três meses. Atualmente, apenas 17,79% da população baiana está imunizada com a vacina bivalente. 

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, e a coordenadora de Imunização do Estado, Vânia Rebouças, destacaram a importância da vacinação para avançar no combate à Covid-19. A presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, ressaltou a necessidade de um esforço conjunto para melhorar a cobertura vacinal.

Pessoas a partir de 5 anos que não fazem parte dos grupos prioritários e que nunca foram vacinadas poderão iniciar o esquema primário com a nova vacina XBB.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias