17°C 33°C
Ibotirama, BA

Projeto recupera 100 nascentes na região oeste

Leia +

05/06/2024 às 17h25 Atualizada em 06/06/2024 às 10h24
Por: Redação Fonte: com informações do GovBA
Compartilhe:
Ascom/Seagri
Ascom/Seagri

O Projeto Nascentes do Oeste, executado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com o Programa para Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), atingiu a marca de 100 nascentes recuperadas em abril de 2024. Esta iniciativa, apoiada pelo Governo da Bahia através da Secretaria de Agricultura (Seagri), promove a sustentabilidade e conservação dos recursos naturais. As ações recentes ocorreram nos municípios de Angical, Cristópolis, São Desidério e Formosa do Rio Preto.

O projeto utiliza métodos variados, como o método Caxambú, para revitalizar e aumentar a vazão de água nas nascentes. Artur Ribeiro, analista ambiental da Aiba, destaca a importância do conhecimento local para a recuperação das nascentes e a colaboração com prefeituras, comunidades e produtores rurais.

O Projeto Nascentes do Oeste, reconhecido nacionalmente pela Agência Nacional das Águas (ANA) em 2020, não só recupera nascentes, mas também educa as comunidades locais sobre a preservação dos recursos hídricos. Alan Malinski, diretor executivo da Aiba, reforça a importância educativa do projeto.

O Prodeagro, financiado pela renúncia fiscal do Governo da Bahia e gerido por várias associações e secretarias estaduais, é crucial para o agronegócio, financiando projetos de controle fitossanitário, pesquisa e pavimentação de corredores rodoviários.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias