Em 2024, a Prefeitura de Barreiras, através da Concessionária Ilumina Barreiras, iniciou um amplo projeto de modernização, manutenção e telegestão do sistema de iluminação pública no município. No dia 14 de junho, foi inaugurado o Centro de Controle Operacional, marcando um avanço significativo nas operações da concessionária. Este centro possibilitará a telegestão de toda a rede, monitorando detalhadamente os 22 mil pontos de iluminação distribuídos pela cidade.
Segundo informou a prefeitura, até o momento, mais de oito mil luminárias foram substituídas, o que corresponde a 35% do total da cidade. A meta é completar a troca de todas as luminárias até setembro deste ano, utilizando o novo Centro de Controle Operacional para otimizar as operações diárias e priorizar áreas com maior demanda.
Durante a inauguração, foi apresentada a estrutura da sede da Ilumina Barreiras, que inclui setores administrativos, estoque de material, bancada de testes e o próprio Centro de Controle Operacional. Com 27 funcionários e 12 equipes distribuídas em cinco caminhões equipados, a concessionária também realiza atividades de inteligência e georreferenciamento para melhor planejamento das ações na cidade.
A modernização da iluminação pública trará benefício como a segurança, sustentabilidade e economia, proporcionadas pela nova tecnologia implementada.
A Parceria Público-Privada (PPP) responsável pela gestão do Parque de Iluminação Pública de Barreiras é uma iniciativa inovadora no município, buscando soluções tecnológicas e inteligentes para o desenvolvimento local. O Centro de Controle Operacional promete aumentar a eficiência das operações da Ilumina Barreiras, que já alcançou diversos bairros com a substituição para iluminação LED.