16°C 31°C
Oliveira dos Brejinhos, BA

Barreiras: nova central operacional monitora iluminação em tempo real

Leia +

18/06/2024 às 10h37 Atualizada em 19/06/2024 às 08h47
Por: Redação Fonte: com informações da PMB
Compartilhe:
Divulgação PMB
Divulgação PMB

Em 2024, a Prefeitura de Barreiras, através da Concessionária Ilumina Barreiras, iniciou um amplo projeto de modernização, manutenção e telegestão do sistema de iluminação pública no município. No dia 14 de junho, foi inaugurado o Centro de Controle Operacional, marcando um avanço significativo nas operações da concessionária. Este centro possibilitará a telegestão de toda a rede, monitorando detalhadamente os 22 mil pontos de iluminação distribuídos pela cidade.

Segundo informou a prefeitura, até o momento, mais de oito mil luminárias foram substituídas, o que corresponde a 35% do total da cidade. A meta é completar a troca de todas as luminárias até setembro deste ano, utilizando o novo Centro de Controle Operacional para otimizar as operações diárias e priorizar áreas com maior demanda.

Durante a inauguração, foi apresentada a estrutura da sede da Ilumina Barreiras, que inclui setores administrativos, estoque de material, bancada de testes e o próprio Centro de Controle Operacional. Com 27 funcionários e 12 equipes distribuídas em cinco caminhões equipados, a concessionária também realiza atividades de inteligência e georreferenciamento para melhor planejamento das ações na cidade.

A modernização da iluminação pública trará benefício como a segurança, sustentabilidade e economia, proporcionadas pela nova tecnologia implementada.

A Parceria Público-Privada (PPP) responsável pela gestão do Parque de Iluminação Pública de Barreiras é uma iniciativa inovadora no município, buscando soluções tecnológicas e inteligentes para o desenvolvimento local. O Centro de Controle Operacional promete aumentar a eficiência das operações da Ilumina Barreiras, que já alcançou diversos bairros com a substituição para iluminação LED.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias