Em sessão plenária realizada nesta terça-feira (18), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acataram as conclusões da auditoria realizada na Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, referente ao exercício de 2019. A auditoria avaliou a remuneração e qualificação dos profissionais do magistério, conforme as Metas 16 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE).
Segundo o TCM-BA, a auditoria identificou irregularidades, incluindo o fato de que menos de 90% dos profissionais do magistério ocupavam cargos de provimento efetivo e que uma parte dos pagamentos não obedecia ao Piso Salarial Profissional Nacional. Além disso, não houve comprovação de planejamento para formação continuada dos professores.
Outras falhas destacadas foram a ausência de cadastro de professores contratados por tempo determinado e a falta de apresentação da carga horária dos profissionais de ensino. O relator determinou várias recomendações à administração municipal, incluindo a correção de inconsistências no sistema SIGA, a realização de concurso público, e o aumento da oferta de formação continuada e pagamento do piso salarial a todos os professores.
O Ministério Público de Contas sugeriu a aplicação de multa ao gestor, e cabe recurso da decisão.