Segundo informações do Governo do Estado, uma ordem de serviço foi emitida pela Infra S.A, empresa federal vinculada ao Ministério dos Transportes, para a conclusão do trecho II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), ligando Caetité a Barreiras. O investimento totaliza R$ 365,2 milhões, com previsão de conclusão em 26 meses a partir de 7 de junho. A Tec Engenharia será responsável pela execução dos serviços, que incluem a elaboração de projetos executivos de engenharia e a finalização dos últimos 140 quilômetros da Fiol II, além da montagem de uma superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco.
O projeto Fiol, que se estende por aproximadamente 1527 km, visa conectar o Porto Sul em Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no Tocantins, integrando-se à Ferrovia Norte-Sul. A ferrovia pretende oferecer alternativas econômicas para transporte de carga, favorecer a multimodalidade e fortalecer a logística para o escoamento da produção agrícola e de mineração.
Os benefícios esperados incluem a redução dos custos de transporte de grãos, álcool e minérios, aumento da produção agroindustrial, melhoria do acesso aos mercados nacional e internacional, incentivo aos investimentos, modernização da produção, redução da emissão de poluentes e diminuição de acidentes em rodovias.
Na Bahia, a previsão é que a Fiol beneficie diretamente os municípios de Ilhéus, Uruçuca, Aurelino Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aiquara, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Barra da Estiva, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento do Brumado, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê, Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, São Félix do Coribe, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Correntina, São Desidério e Barreiras.