16°C 31°C
Oliveira dos Brejinhos, BA

18 anos do HO: referência em saúde para o oeste baiano

Ampliação de leitos e novos serviços especializados marcam história da unidade

27/06/2024 às 09h13 Atualizada em 29/06/2024 às 15h10
Por: Redação Fonte: com informações da Ascom
Compartilhe:
Divulgação HO
Divulgação HO

Localizado em Barreiras, o Hospital do Oeste (HO), administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), comemorou nesta quarta-feira, 26 de junho, seu 18º aniversário. Desde sua inauguração em 2006, o hospital tem passado por diversas transformações que ampliaram significativamente sua capacidade e qualidade de atendimento, tornando-se uma referência na região oeste da Bahia.

Entre as principais melhorias, o número de leitos aumentou de 175 para 298, uma expansão de 70%. A Emergência do HO, que funciona 24 horas, realiza cerca de 225 mil exames anuais, enquanto o Centro Cirúrgico registra aproximadamente 8 mil procedimentos por ano. O hospital também oferece serviços ambulatoriais em diversas especialidades, além de atendimento de alta complexidade em áreas como neurocirurgia, cardiologia, cirurgia vascular, obstetrícia e oncologia.

Nos últimos anos, o HO implementou importantes inovações, como a ampliação da UTI Adulto de 10 para 30 leitos, e a UTI Neonatal, de 7 para 10 leitos. O hospital também requalificou a Semi UTI Neonatal, dividida em UCINCO e UCINCA, e inaugurou o Centro de Parto Normal (CPN), que promove o parto humanizado.

Outro destaque foi a criação da Casa da Gestante Bebê e Puérpera (CGBP), que oferece assistência médica 24h para gestantes de alto risco. Em 2023, o hospital também inaugurou um Banco de Leite Humano. A líder geral do HO, Marina Barbizan, destaca a implantação do Serviço de Hemodinâmica em 2021 e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia em 2022 como grandes avanços.

Com um índice de satisfação de usuários que tem se mantido acima de 85% desde a sua fundação e alcançado 93% nos últimos quatro anos, o Hospital do Oeste reforça seu compromisso em proporcionar atendimento de qualidade e melhorar a saúde da população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias