O Centro de Pesquisa Clínica (CPEC) das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, completa 25 anos em 2024, destacando-se no desenvolvimento de vacinas e na promoção da saúde pública. O CPEC teve participação decisiva na avaliação de imunizantes contra Covid-19, HPV e Chikungunya, contribuindo significativamente para a saúde no Brasil e no cenário internacional.
Conforme as OSID, durante a pandemia, o centro foi o segundo maior em número de voluntários para a vacina Pfizer/BioNTech, e atualmente, Salvador está entre as cidades participantes dos testes da vacina contra a Chikungunya, em parceria com o Instituto Butantã e o laboratório Valneva.
O CPEC também foi crucial no desenvolvimento da vacina contra o HPV, que previne infecções e cânceres associados ao Papilomavírus Humano. A atuação do CPEC é reconhecida em mais de 130 publicações científicas e abrange aproximadamente 80 pesquisas relacionadas a imunizantes. No entanto, a desinformação ainda é um desafio, com uma parcela da população temendo a vacinação.
O Centro destaca a importância de combater a desinformação e reforçar a confiança nos imunizantes. Desde a implementação do Plano Nacional de Imunização, cerca de 154 milhões de vidas foram salvas, evidenciando o impacto positivo das vacinas na saúde pública brasileira.