16°C 31°C
Oliveira dos Brejinhos, BA

Bahia inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

CPF será o único número de identificação na nova CIN

09/07/2024 às 11h36 Atualizada em 10/07/2024 às 11h34
Por: Redação Fonte: com informações do GovBA
Compartilhe:
Mateus Pereira/GOVBA
Mateus Pereira/GOVBA

A Bahia iniciou, nesta terça-feira (9), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), com um evento no posto SAC do Terminal de Pituaçu em Salvador, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

A CIN, que unifica o número de identificação ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) para reduzir fraudes, é gratuita na primeira via e requer apenas a certidão de nascimento ou casamento para emissão. Inicialmente, a CIN estará disponível nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping, com previsão de expansão para outras unidades no estado.

A nova identidade, que inclui um QR Code para verificação de autenticidade e pode ser acessada digitalmente pelo GOV.BR, será válida por diferentes períodos dependendo da faixa etária do cidadão. Com padrões internacionais, a CIN facilitará a entrada em países do Mercosul e se tornará o único documento válido nacionalmente a partir de 2032.

A primeira via do documento é gratuita. A solicitação deve ser feita no portal ou aplicativo ba.gov.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias