A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) ofereceu um curso para capacitar profissionais na função de Coordenador em Aviação Agrícola (CCAA) de 9 a 12 de julho. O treinamento ocorreu no Centro de Treinamento (CT) da entidade em Luís Eduardo Magalhães e na ABA-Manutenção de Aeronaves, em Barreiras (BA). Onze alunos participaram, aprendendo sobre aerodinâmica do voo agrícola, técnicas operacionais, fiscalização, legislação aeronáutica, segurança operacional, gerenciamento de risco e outros temas relevantes.
Entre os alunos, estava Alexandre Matos Martins, analista do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Minas Gerais, que pretende levar informações sobre tecnologias na aplicação de produtos fitossanitários das aeronaves agrícolas aos produtores de sua região. Simão Mascarenhas Fernandes, instrutor de drones de Feira de Santana (BA), participou para aprimorar os serviços prestados a produtores locais, destacando as aplicações práticas e melhorias que o curso proporcionou.
A iniciativa resulta de um convênio entre a Abapa e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com as empresas ABA e Sabri – Sabedoria Agrícola. Rafael Lemos, consultor da Sabri, ressaltou a importância da parceria para transformar o oeste da Bahia em uma referência no setor. Douglas Fernandes, gerente do Centro de Treinamento da Abapa, anunciou futuros cursos de segurança na aplicação de aeronaves, focando em fatores de segurança, manutenção e tecnologia de aplicação.