23°C 34°C
Ibotirama, BA

Codevasf 50 Anos: investimentos em infraestrutura e sustentabilidade

Leia +

17/07/2024 às 10h14 Atualizada em 20/07/2024 às 10h49
Por: Redação Fonte: com informações da Codevasf
Compartilhe:
Divulgação/Codevasf
Divulgação/Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) completou 50 anos nesta terça-feira (16). Criada pela Lei nº 6.088/1974, a Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com a missão de promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável e reduzir desigualdades.

A Codevasf tem sido fundamental para o desenvolvimento regional do Brasil por meio de obras de infraestrutura, projetos de irrigação, revitalização ambiental e economia sustentável, gerando emprego e renda e melhorando a qualidade de vida em áreas necessitadas. Originalmente restrita à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a atuação da empresa foi expandida para cobrir 36,6% do território nacional, abrangendo 2.688 municípios em 16 estados.

Entre suas principais realizações estão 39 projetos de irrigação que produzem 4,1 milhões de toneladas de itens agrícolas por ano e mantêm 343 mil empregos diretos e indiretos. A empresa também executa projetos de infraestrutura, como o Canal do Xingó, a Adutora da Fé e os Diques da Baixada, com investimentos totais de R$ 12,5 bilhões.

Para comemorar seu cinquentenário, a Codevasf lançou um selo comemorativo, um livro documentando seu legado de desenvolvimento e um memorial em sua sede em Brasília. A empresa recebeu homenagens de várias assembleias legislativas e do Senado Federal, com sessões especiais celebrando suas cinco décadas de contribuições significativas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias