A comitiva internacional da Missão Compradores chegou na Bahia nesta quarta-feira (31) para conhecer a produção de algodão do oeste do estado. Representantes de indústrias têxteis de vários países visitaram lavouras e indústrias de beneficiamento, com o objetivo de ampliar as exportações da fibra brasileira. A missão é promovida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) com o apoio da Associação Baiana dos Produtores do Algodão (Abapa).
Com cerca de 23 representantes de países como Bangladesh, China, Coreia do Sul, EUA, Honduras, Índia, Paquistão e Turquia, a comitiva explorou fazendas e estruturas de produção. Representantes da comitiva ressaltaram o clima favorável da região, o baixo nível de contaminação do algodão baiano, a organização das fazendas e a aplicação de tecnologias de irrigação.
A comitiva visitou a Fazenda Warpol e a algodoeira do Grupo Busato em São Desidério, além do Centro de Análises de Fibra da Abapa em Luís Eduardo Magalhães. A Bahia, segundo maior produtor de algodão do país, deve colher 662,8 mil toneladas na safra 2023/2024. Segundo a Abapa, as visitas reforçam a qualidade do algodão baiano e incentivam melhorias contínuas.
O algodão baiano é exportado para países asiáticos e comercializado no Brasil. A Missão Compradores também visitou Goiás e Mato Grosso, integrando ações do programa internacional Cotton Brazil, coordenado pela Abrapa em parceria com a Apex-Brasil e Anea.